Bike and Sketch Foz do Arelho, Portugal

Levámos menos de 24 horas a decidir ir de bicicleta para o acampamento na Foz do Arelho. Mas a excitação foi grande! Lembra-se da sensação de quando era criança de saber que iria fazer um piquenique no dia seguinte? Foi o que eu senti. A confusão sobre o que trazer ou simplesmente verificar o equilíbrio das pantufas. Senti a falta disso. Tenho a certeza que alguns de vós podem relacionar-se com o que eu sinto.

No entanto, eu e o Luís ainda não superámos a pandemia. Sabemos que o vírus ainda lá está, mas sentimo-nos mais seguros para viajar de bicicleta, cozinhar a nossa própria comida, e ficar na nossa própria tenda. E o facto de também fazermos atividade física pelo caminho, queimamos o tóxico dentro de nós também.

Esta curta viagem é também uma forma de conhecer melhor Portugal, especialmente o centro de Portugal.

Dia 1 – De Moleanos até à Foz do Arelho

A brisa fria que mistura o cheiro do eucalipto foi a nossa primeira impressão quando saímos de casa e descemos a colina. Percorremos pequenas aldeias para evitar o trânsito. As aldeias pelas quais não passaríamos se viajássemos de carro. Foi interessante ver que Luís também ainda não conhecia a zona e ainda não estava familiarizado com a vibração.

No entanto, a estrada era bastante acidentada. Tivemos de descer 100 metros para pedalar mais 100 metros em um quilómetro! Considerando que nos estamos a tornar dois sacos de batata nestes 8 meses, 20% de inclinação definitivamente demasiado dura!

Vimos alguns moinhos de vento ao longo do caminho. Luís parece ansioso por esboçar, mas eu tenho um horário a cumprir. Levámos 3 horas a chegar ao parque de campismo da Foz do Arelho. Mas como tive de dar uma aula indonésia logo após a nossa chegada, eu e o Luís não fizemos muito. Depois de termos jantado a sério (17h30), caímos e dormimos até ao dia seguinte. LOL!

Dia 2 – Foz Do Arelho

Um sentimento familiar quando acordei foi reconfortante. O cheiro do saco de dormir, a condensação da tenda que começou a pingar no chão, e ouvir o Luís a preparar o pequeno-almoço para ambos. Era o nosso normal quando estávamos a viajar.

De qualquer modo, depois de tomarmos o pequeno-almoço, andámos à volta da Foz do Arelho de bicicleta. Passámos o dia inteiro a vaguear por aí. Aqui, as pessoas podem fazer muitos desportos aquáticos. De manhã, enquanto na praia vi muita gente a apanhar as ondas, a lagoa – conhecida como Lagoa de Óbidos – estava cheia de kite surfistas. E à tarde, quando a água e o vento acalmam, as pessoas vêm para pescar e levantam-se a remar.

Luís também eternizou a vista como se pode ver no esboço abaixo

Dia 3 – Foz Do Arelho até Moleanos

No nosso caminho de regresso a Moleanos, seguimos por estradas diferentes. Percorremos de bicicleta a estrada principal para Caldas de Rainha. Depois de passarmos Caldas da Rainha, virámos à esquerda para Benedita por estradas mais pequenas. As estradas eram menos acidentadas em comparação com as estradas no primeiro dia. Era uma estrada mais fácil. A única desvantagem era que tinha mais tráfego e mais edifícios. No entanto, como Portugal tem casas antigas, foi interessante para mim olhar à minha volta.

Quando nos aproximávamos de Benedita, vimos outro moinho de vento. Desde que Luís tem estado a pensar em esboçar um deles, concordámos em aproximar-nos, e eventualmente descansar um pouco. Facto engraçado, este moinho de vento foi construído em 1946. Mas o proprietário reconstruiu-o para preservar a cultura e mostrá-la às gerações futuras. Também guardam algumas peças originais para manter o autêntico.

Os insectos de viagem negligenciados dentro de nós estão satisfeitos! Embora tenha sido uma viagem rápida – 3D2N – ambos sabemos que afectou mais do que parece. Lembra-nos que a vida não é sobre o objectivo. É a viagem que mais acarinhamos. Parece que a nossa sanidade revive!

O percurso completo que fizemos

About me

Luís Simões

An adventure travel sketcher, professional illustrator, and digital nomad.