Porto, Portugal

Conteúdo

Porto
Porto, Um dia pelo Porto.

Cheguei de noite e fui recebido pela minha amiga Joana Felizes que nos levou logo para onde queríamos: francezinhas! Lá fomos: eu, a Joana e a equipa da SIC: a Frexes e o Edgar. Estava à pinha o restaurante mas lá nos orientamos. Só vos digo isto: caramba que são mesmo boas no restaurante Cufra! Agora que escrevo, já comia outra! 🙂

Deixem-me que vos fale da minha amiga que vive no Porto, a Joana Felizes.

Estão a ver aquelas pessoas tristes e deprimidas? …é precisamente o contrário! A Joana é uma miúda cheia de alegria e que recebe-nos de boa vontade sem pedir nada em troca. Faz por estar sempre com os amigos em folia, mas tal como a maior parte das pessoas, também gosta dos seus momentos em sossego. Depois tem tudo o que uma mulher do norte deve ter: cultura, interesse, perspicácia, língua afiada na critica e acima de tudo, valoriza o melhor que a vida nos dá com um sorriso no rosto. É verdade que não nos conhecemos há muito tempo, mas sem dúvida o tempo que passamos foi bom o suficiente para termos criado um pelo o outro algo que perdurará pelos anos que irei estar um pouco mais longe.

Depois de jantar e como o dia já ia longo, o corpo apelava a todo o custo por descanso, a questão era onde ficar?

Como andar à bolei com os meus pais não significa andar atrelado à autocaravana, bem pelo contrário, fiquei a dormir em casa da Joana. Manhã seguinte, banho tomado e um pequeno-almoço de luxo! Uma regueifa doce caseira. Um mimo. Viver o Porto assim ainda sabe melhor.

Depois seguimos para o centro onde desenhei a Torre dos Clérigos. A meio da manhã surge a entrevista pelas ruas do porto com o viajante Gonçalo Cadilhe para o seu novo programa de TV. Não deu para lhe fazer muitas perguntas porque às 15h tinha que ir apresentar o projecto no espaço Gesto, que desde já agradeço a disponibilidade e empenho para que tudo desse certo.

Já em contra relógio surge um percalço, fiquei sem bateria no portátil para apresentar com ajuda de imagens. Solução, faz-se na mesma e deixa-se a interpretação para a cabeça de quem aparecer. A verdade é que soube bem conversar sobre o WST com gente que gosta de desenhar e viajar.

Dali saímos para o Largo dos Leões para desenharmos um pouco, mas o frio do norte fez-se sentir e não durou muito tempo. Feitas as despedidas, surgiu a oportunidade de falar com Agência Lusa através da Joana Felizes. Vamos a isso, disse eu. Se há entrevistas que gosto de dar é com os amigos.

O dia foi chegando ao fim. Tempo ainda para jantarmos uma bela pizza, em mais uma escolha requintada da minha amiga guia Joana, que segundo ela, tinha tirado o dia para o “Luís Simões”.
Chega então o momento mais complicado de um dia repleto de bons momentos, dizer “até já” à Joana. Mas este é mesmo um até já com data marcada, porque em Maio está prometido um reencontro esteja onde eu onde estiver! Assim custou menos… quero eu enganar a cabeça de pensar o contrário 🙂

Do porto fica sempre a mesma vontade de voltar, comer e beber bem, ouvir os dizeres típicos de quem por ali habita e encontrar os amigos para conversar aquilo que o tempo não teve deixado. Para já fica fica longe o regresso mas levo uma enorme satisfação por ter escolhido esta cidade como o último destino antes de sair do meu país, Portugal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest

Sobre Nós

Olá! Somos Luis, apaixonado por Urban Sketching e Anisa, por fotografia. Conhecemo-nos em Bali, onde vivemos juntos e agora viajamos de bicicleta por todo o mundo. Gostamos de partilhar a estrada sobre 2 rodas ou de conversar sobre comida. Como não sabem qual é o melhor lugar para viver, andam a viver o mundo como se fosse a sua casa.

Artigos relacionados

Anterior
Seguinte

One comment

1. Luís,

O início desta aventura promete! Vão ser 5 anos fantásticos!
    E as aguarelas são tãããããõ bonitas…! Que grande talento!