Home / Sketch Stories / Portugal, Porto

Portugal, Porto

Porto

Um dia pelo Porto.

Cheguei de noite e fui recebido pela minha amiga Joana Felizes que nos levou logo para onde queríamos: francezinhas!
Lá fomos: eu, a Joana e a equipa da SIC: a Frexes e o Edgar. Estava à pinha o restaurante mas lá nos orientamos. Só vos digo isto: caramba que são mesmo boas no restaurante Cufra!
Agora que escrevo, já comia outra! 🙂

Deixem-me que vos fale da minha amiga Joana Felizes.
Estão a ver aquelas pessoas tristes e deprimidas? …é precisamente o contrário! A Joana é uma miúda cheia de alegria e que recebe-nos de boa vontade sem pedir nada em troca. Faz por estar sempre com os amigos em folia, mas tal como a maior parte das pessoas, também gosta dos seus momentos em sossego. Depois tem tudo o que uma mulher do norte deve ter: cultura, interesse, perspicácia, língua afiada na critica e acima de tudo, valoriza o melhor que a vida nos dá com um sorriso no rosto. É verdade que não nos conhecemos há muito tempo, mas sem dúvida o tempo que passamos foi bom o suficiente para termos criado um pelo o outro algo que perdurará pelos anos que irei estar um pouco mais longe.

Depois de jantar e como o dia já ia longo, o corpo apelava a todo o custo por descanso, a questão era onde ficar?
Como andar à bolei com os meus pais não significa andar atrelado à autocaravana, bem pelo contrário, fiquei a dormir em casa da Joana.

Manhã seguinte, banho tomado e um pequeno-almoço de luxo! Uma regueifa doce caseira. Um mimo. Viver o Porto assim ainda sabe melhor. Depois seguimos para o centro onde desenhei a Torre dos Clérigos. A meio da manhã surge a entrevista pelas ruas do porto com o viajante Gonçalo Cadilhe para o seu novo programa de TV. Não deu para lhe fazer muitas perguntas porque às 15h tinha que ir apresentar o projecto no espaço Gesto, que desde já agradeço a disponibilidade e empenho para que tudo desse certo. Já em contra relógio surge um percalço, fiquei sem bateria no portátil para apresentar com ajuda de imagens. Solução, faz-se na mesma e deixa-se a interpretação para a cabeça de quem aparecer. A verdade é que soube bem conversar sobre o WST com gente que gosta de desenhar e viajar. Dali saímos para o Largo dos Leões para desenharmos um pouco, mas o frio do norte fez-se sentir e não durou muito tempo. Feitas as despedidas, surgiu a oportunidade de falar com Agência Lusa através da Joana Felizes. Vamos a isso, disse eu. Se há entrevistas que gosto de dar é com os amigos.

O dia foi chegando ao fim. Tempo ainda para jantarmos uma bela pizza, em mais uma escolha requintada da minha amiga guia Joana, que segundo ela, tinha tirado o dia para o “Luís Simões”.
Chega então o momento mais complicado de um dia repleto de bons momentos, dizer “até já” à Joana. Mas este é mesmo um até já com data marcada, porque em Maio está prometido um reencontro esteja onde eu onde estiver!
Assim custou menos… quero eu enganar a cabeça de pensar o contrário 🙂

Do porto fica sempre a mesma vontade de voltar, comer e beber bem, ouvir os dizeres típicos de quem por ali habita e encontrar os amigos para conversar aquilo que o tempo não teve deixado. Para já fica fica longe o regresso mas levo uma enorme satisfação por ter escolhido esta cidade como o último destino antes de sair do meu país, Portugal.

Similar Posts

One Comment

1. Luís,

O início desta aventura promete! Vão ser 5 anos fantásticos!
    E as aguarelas são tãããããõ bonitas…! Que grande talento!